Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único Filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.
 
Notícias
 
24/09/2015
Líderes pedem aposentadoria especial para missionários

Nesta segunda-feira (21) aconteceu a audiência pública sobre “A situação dos Ministros de Confissão Religiosa idosos do Brasil” na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH).

Participaram desse encontro o Missionário Cassiano Batista da Luz, Presidente da Associação das Missões Transculturais do Brasil (AMTB); Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Emanuel de Araújo Dantas, Diretor do Departamento de Regimes Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência (SPPS/MPS) e o Pastor Josimar Francisco da Silva, Presidente do Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal e Secretário Executivo da CONCEPAB.

Os representantes evangélicos pediram aposentadoria especial para missionários idosos, alegando que muitos dos missionários idosos passaram a vida atuando nessa atividade que não é remunerada e por isso não pagaram a contribuição previdenciária.

Sem o pagamento da previdência, os missionários não recebem aposentadoria e não conseguem suprir suas necessidades agora que estão na terceira idade. Por isso, os religiosos pedem uma legislação que permita o recebimento de aposentadoria especial.

A audiência pública foi marcada pelo senador Telmário Mota (PDT-RR) que destaca que a atividade deve ser reconhecida pelo poder público. “É uma tentativa de a gente proteger essas pessoas que prestam um trabalho belíssimo para a sociedade”, disse ele.

O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Leonardo Steiner, não é a favor da aposentadoria especial e aconselhou as igrejas evangélicas a fazerem o mesmo que as dioceses e paróquias fazem: pagam a contribuição dos missionários para que eles possam usufruir da aposentadoria.

“A aposentadoria depende de como a igreja se organiza. Então fica aí uma sugestão para os pastores ficarem atentos para que ninguém fique desamparado na velhice”, afirmou Dom Steiner.

Já Cassiano Batista, da (AMTB), é a favor da criação de uma lei para atender os missionários idosos. “Quem primeiro deve cuidar dos nossos somos nós, mas quero concordar também que o governo brasileiro reconheça o papel que os missionários e os religiosos de forma geral têm prestado à sociedade”.

Porém para o SPPS/MPS o trabalho missionário não considerado como contrato de trabalho por ser destina à assistência espiritual e divulgação da fé. Segundo Dantas, para ter direito a aposentadoria os religiosos devem contribuir individualmente com a previdência social.

Fonte: Gospel Prime, por Leiliane Roberta Lopes 

 
 
 
 
Nome
Cidade
 
E-mail
Onde nos conheceu?
   
 
 
1ª IGREJA BATISTA LIVRE DE CAMPINAS - 2013-2014. Todos os direitos reservados. Criado por DRW Integrada
 
Sobre Nós
 
Liderança
 
Fale Conosco
Ministérios
 
Por Dentro
Mensagens
 
Galerias
 
 
 
Prá Você
 
Redes Sociais