Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único Filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.
 
Sobre Nós . História
 
 

Nossa História

A Primeira Igreja Batista Livre de Campinas ou somente Igreja Batista Livre surgiu do trabalho da denominação Batista do Livre Arbítrio dos Estados Unidos (Free Will Baptist Church), cuja história aponta para um grupo de cristãos de origem Batista que migraram para os Estados Unidos da América advindos da Europa. Esses cristãos carregavam consigo uma herança teológica ligada ao Arminianismo Clássico, uma corrente que sofreu duras perseguições no continente europeu. Depois de anos de trabalho na América do Norte, os Batistas do Livre Arbítrio criaram uma Junta de Missões para que pudessem trabalhar na preparação e envio de missionários a outras localidades do mundo.

Depois de analisarem o Brasil e suas possibilidades, em janeiro de 1958 missionários desembarcaram em nosso país para iniciarem efetivamente a plantação de Igrejas Batistas do Livre Arbítrio em solo brasileiro. Primeiramente, o casal Dave e Patrícia Franks e, logo na sequência, o casal Kenneth e Marvis Eagleton, os quais, uniram-se ao Pr. Waldemar Daminelli que já trabalhava como pregador na cidade de Campinas, e que não possuía nenhuma ligação a qualquer grupo denominacional.

Em abril de 1958 foi fundada então a Primeira Igreja Batista Livre do Brasil, na cidade de Campinas. Vários pastores marcaram a história desta igreja, dentre os quais, destacam-se: Pr. Waldemar Daminelli, Pr. Jaime Sturgill, Pr. Paulo Conde, Pr. Natã Daminelli Conde, dentre outros. Desde 2001, a liderança da Igreja Batista Livre está sob os cuidados do Pr. Lucas Lima, cujo trabalho está pautado numa teologia histórica, séria e num ensino criterioso das Escrituras a partir de uma abordagem contemporânea, que busca atingir uma comunidade local em constante transformação.

Apoiam o trabalho local os pastores Marcelo Baço e o Pr. Kenneth Eagleton Junior, este último, filho do casal Ken e Marvis Eagleton, co-fundadores do trabalho Batista Livre no Brasil. Pr. Kenneth hoje atua não só como auxiliar da igreja mas como Coordenador Pedagógico da Escola Teológica Batista Livre, mas também como Presidente da Missão Batista Livre do Brasil e Coordenador de Missões para a América Latina e África.

Porque Batista Livre?

A denominação Batista Livre teve início nos Estados Unidos da América com o nome de Free Will Baptist Church. Uma tradução literal para o português seria Igreja Batista do Livre Arbítrio. Várias igrejas no Brasil adotam esta nomenclatura enquanto outras adotaram a forma abreviada, Batista Livre.

Somos batistas porque adotamos os princípios comuns das igrejas batistas.
1) Batizamos apenas aqueles que fizeram uma profissão de fé; não batizamos crianças (o nome batista vem deste princípio).
2) Adotamos uma forma de governo na igreja conhecida como congregacional. Isto significa que o conjunto de membros da igreja local forma o órgão decisório máximo (assembléia) onde todos têm direito a voto. A assembléia delega autoridade e responsabilidades ao pastor e à diretoria (ou conselho) da igreja para tratarem de assuntos corriqueiros, mas estes respondem à assembléia.

O termo livre reflete a nossa compreensão das Escrituras que ensinam que o ser humano tem livre arbítrio. Cremos que, com o pecado do primeiro casal, Adão e Eva, a humanidade herdou uma natureza pecaminosa (pecado original) e cada pessoa se encontra em estado de separação de Deus, que é santo. Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para morrer pelos pecados de toda a humanidade, pagando o preço da nossa culpa. Este perdão é oferecido gratuitamente a todo aquele que se arrepende de seus pecados e coloca sua fé em Jesus Cristo.

Cada pessoa é livre para aceitar ou rejeitar esta oferta graciosa de Jesus, portanto, temos o privilégio de exercer o livre arbítrio. Deus predestinou à salvação todo aquele que, exercendo o seu livre arbítrio, se entrega a Cristo pela fé (predestinação condicional). Esta posição é conhecida como arminiana (em contraste ao calvinismo) e nos destaca de alguns outros grupos batistas.

Para que fique clara nossa posição, talvez seja interessante mencionar no que não cremos:
• Não cremos que Deus escolheu de antemão algumas pessoas para a salvação (predestinação incondicional) e deixou outras para a perdição sem oportunidade de salvação (ou pior, escolheu alguns para salvação e outros para perdição).
• Não cremos que Jesus morreu apenas por uma parte da humanidade: aqueles que foram de antemão predestinados por Deus para salvação. Ele morreu por todos.
• Não cremos que a graça de Deus é irresistível, forçando os “eleitos” a se converterem em algum momento de sua vida. A graça de Deus pode ser resistida.
• Não cremos na impossibilidade do homem perdido se voltar para Deus. Sozinho é impossível, mas pela graça preveniente de Deus, pela atuação do Espírito Santo convencendo a humanidade do pecado, da justiça e do juízo, é possível.
• Não cremos em salvação pelas obras, mas sim, pela fé.

Informações sobre nossa igreja: http://www.ifofwbc.org/portugues.htm e http://nafwb.org/

 
 
 
 
Nome
Cidade
 
E-mail
Onde nos conheceu?
   
 
 
1ª IGREJA BATISTA LIVRE DE CAMPINAS - 2013-2014. Todos os direitos reservados. Criado por DRW Integrada
 
Sobre Nós
 
Liderança
 
Fale Conosco
Ministérios
 
Por Dentro
Mensagens
 
Galerias
 
 
 
Prá Você
 
Redes Sociais